top of page
disjuntores1-2-3.jpg

Dimensionamento de Disjuntores

Escolher um disjuntor pode ser difícil para quem não conhece, e mais que isso, pode ser muito perigoso!

Os DTM (disjuntores termomagnéticos), ou simplesmente disjuntores, servem para proteger as instalações elétricas contra curto-circuito e sobrecargas.

O dimensionamento correto do disjuntor para o circuito é muito importante, pois é o que vai garantir que ele funcione e desarme antes de um problema mais grave, evitando até mesmo um incêndio.

Na hora de trocar o disjuntor, não ser deve, NUNCA, substituir o disjuntor existente por um de maior corrente, para que ele pare de desarmar. Um profissional eletricista deve ser chamado para verificar qual o problema está fazendo o disjuntor desarmar, para assim expor as alternativas que vão solucionar o problema com segurança.

Visando obter o melhor funcionamento possível, é preciso escolher o disjuntor certo para a construção. Para isso, é preciso levar em consideração alguns aspectos:

1 – Número de polos:

Cada região do país possui um sistema de distribuição de energia. A entrega da energia nas residências pode ser feita com sistemas monofásicos, bifásicos ou trifásicos, dependendo da necessidade do consumidor e do padrão de fornecimento da distribuidora de energia (CPFL, Elektro, etc.).

O número de fases que é utilizado na alimentação da residência deve ser igual ao número de polos do disjuntor. Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.

Mas atenção, o número de fases não é necessariamente igual ao número de fios da instalação. Um sistema monofásico, por exemplo, é formado por um fio fase e um neutro (além do terra/aterramento).

Além disso, em uma alimentação trifásica, teremos circuitos bifásicos e monofásicos, em alimentação bifásica também podemos ter circuitos monofásicos, desta forma o disjuntor deverá ser escolhido conforme o circuito que ele vai proteger.

2 – Corrente nominal:

A corrente transportada pelos condutores depende da potência dos equipamentos alimentados pelo circuito elétrico. Os disjuntores devem ser escolhidos em função da corrente prevista para o circuito que ele estiver protegendo. Para calcular o disjuntor correto para sua instalação, procure um eletricista.

 3 – Tipo de curva:

Existem disjuntores de curva B, C e D. Cada um deles possui um comportamento característico com relação à velocidade com que desarma e é adequado a um tipo de instalação.

@OEletricistaAdriano - Atendimento emergencial e Agendado - Whats: (13) 98117-1565
© 2020 - Por Adriano Eletricista. Orgulhosamente criado com Wix.com
bottom of page