top of page

Dispositivos de proteção - Disjuntor, DPS, DR - As vantagens de uma instalação dentro das normas

  • Foto do escritor: OEletricistaAdriano
    OEletricistaAdriano
  • 15 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

ree



Créditos da Imagem: Internet



Como eu já disse anteriormente, as normas de Instalações elétricas servem, principalmente, para garantir a segurança das pessoas, das instalações e dos equipamentos.

Para isso, a norma exige a instalação de 3 dispositivos de segurança, mas normalmente não é o que vemos, principalmente nas instalações mais antigas.


Os 3 dispositivos de segurança são os seguintes, com suas devidas funções:


Dispositivo 1 - O disjuntor:



ree

Créditos da Imagem: Internet

É o nível de segurança mais comum e visto na grande maioria das vezes (sim, eu já vi instalações que não tinham sequer a proteção do disjuntor). Sua função também é a mais conhecida, ele interrompe o circuito em caso de excesso de carga, quando a corrente ultrapassa o valor estabelecido como máximo pelo disjuntor.

O disparo (desligamento) do disjuntor ocorre de duas formas, através da bobina magnética, quando a corrente ultrapassa subitamente e em um alto valor o que é suportado pelo dispositivo, ou pela proteção térmica, quando ele interrompe o circuito por um aquecimento, normalmente ocasionado por exceder de forma lenta mas contínua a corrente, ou ainda por mau contato na conexão do cabo com o borne, assim temos o nome técnico do dispositivo, que é Disjuntor Termo-Magnético (DTM). É importante saber que o disjuntor não interrompe o circuito em caso de choques elétricos ou em caso de sobretensão, daí a necessidade dos outros dispositivos de proteção. O dimensionamento correto do disjuntor para o circuito é muito importante, pois é o que vai garantir que ele funcione e desarme antes de um problema mais grave, evitando até mesmo um incêndio. O grande erro dos usuários é substituir o disjuntor por um de maior corrente. Isto vai colocar em risco todo o circuito, que certamente não foi dimensionado para essa corrente maior. Risco de derretimento dos fios, de um curto circuito e até um incêndio é iminente!



Dispositivo 2 - O DR

ree

Crédito da Imagem: Internet

O dispositivo Diferencial Residual, também encontrado como Disjuntor Diferencial Residual (DDR) ou Interruptor Diferencial Residual (IDR) (a diferença entre eles fica para outro post) é um dispositivo de segurança importantíssimo, apesar de ainda ser pouco visto nas instalações, ele é de uso obrigatório nos circuitos em ambientes úmidos (cozinha, banheiro, lavanderia, áreas externas), sendo opcional nos outros ambientes, porém, normalmente, protegemos todos os circuitos com o dispositivo. Sua função é detectar fugas de energia (corrente) entre a fase e o aterramento, evitando choques em carcaças que poderiam estar energizadas e interrompendo choques em que o usuário serve como aterramento natural.

Ele desarma e interrompe o circuito imediatamente caso a diferença de corrente que passa por ele na entrada e o que passa no retorno ultrapasse seu valor limite. Vale lembrar que não vai existir diferença residual entre fase e fase ou entre fase e neutro, portanto o DR não atua em caso de choque entre esses cabos. Sendo assim o DR evita grande parte dos riscos de choque e a falta deste dispositivo coloca em risco a vida dos usuários.



Dispositivo 3 - O DPS

ree

Crédito da Imagem: Internet


O Dispositivo de Proteção de Surtos (DPS) protege a instalação contra os surtos de tensão. Subdividido em 3 classes de proteção, sua função é proteger os equipamentos contra os famosos "picos de energia", desviando a sobretensão para o aterramento e impedindo que ela queime os equipamentos ligados na rede, evitando maiores prejuízos.

A NBR 5410 é bem detalhada quanto ao esquema de ligação dos DPS's, exigindo esquemas de ligação diferentes para os diversos tipos de aterramento, sendo que a instalação de maneira incorreta poderá não garantir a proteção desejada. Muita atenção neste ponto, pois até mesmo alguns "profissionais" deixam a desejar em relação ao conhecimento da norma e fazem a ligação da maneira incorreta para o tipo de aterramento usado. O dimensionamento e instalação de DPS's corretos vão minimizar os problemas com populares "picos de energia".


Um profissional qualificado é importante para que essas 3 barreiras de proteção funcionem corretamente, com o dimensionamento correto e garanta a segurança.


Caso queira garantir a segurança da sua instalação na baixada santista, entre em contato: Adriano Eletricista Residencial WhatsApp (13) 98117-1565 Eletricista em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Itariri.



Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O site NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

As Informações contidas neste post seguem as normas de segurança legalmente estabelecidas.


 
 
 

Comments


@OEletricistaAdriano - Atendimento emergencial e Agendado - Whats: (13) 98117-1565
© 2020 - Por Adriano Eletricista. Orgulhosamente criado com Wix.com
bottom of page