Evite acidentes! Eletricidade mata!
- OEletricistaAdriano
- 30 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Os equipamentos elétricos e eletrônicos fazem, cada vez mais, parte do nosso dia a dia. Com a utilização constante deles nós criamos certos hábitos que colocam em risco na nossa segurança, da nossa família e do nosso patrimônio.

Veja algumas dicas para aumentar o nível de segurança em pequenos detalhes na sua rede elétrica:
1 - Reparos na instalação
Antes de tudo, sempre desligue o disjuntor antes de qualquer reparo na instalação elétrica!
Quando um disjuntor desarmar, desligue imediatamente a proteção geral e com a ajuda de um profissional, procure saber a causa. Se for o dispositivo danificado, peça para trocá-lo por outro novo e com a mesma amperagem. Lembre-se: o barato sai caro, nada de tentar mexer com instalações sem um profissional!
2 - Benjamins e Extensões
Podem parecer uma solução, porém é preciso um uso moderado dos benjamins e extensões. Muitos aparelhos ligados provocam uma sobrecarga que colocam todas suas instalações em risco, podendo resultar inclusive num curto circuito. O cuidado é redobrado quando o assunto é o estado dos materiais, não se esqueça que equipamentos, fios e demais materiais em mau estado não são seguros para sua instalação elétrica.
3 - Trocando uma lâmpada
Quando for trocar a lâmpada, faça preferencialmente com o disjuntor do circuito de iluminação desligado. Só segure-a pelo bulbo, não toque no soquete! Além do forte calor, o soquete ainda estará em contato com a energia caso não tenha desligado o disjuntor. Parece simples mas por isso mesmo, pode ser facilmente esquecido. E lembre-se, mesmo uma lâmpada considerada fria, poderá estar um pouco quente na hora da troca, por isso, aguarde um pouco, caso a lâmpada tenha estado ligada por muito tempo.
4 - Chuveiro
Jamais ajuste a intensidade da temperatura do chuveiro com ele ligado, só faça isso se tiver certeza que seu chuveiro é eletrônico.
5 - Água
A água é uma excelente condutora de eletricidade, logo, não deixe seus equipamentos elétricos em locais molhados. Saiba que para tudo há uma hora certa, quando estiver em contato com a água, não ligue um aparelho elétrico, faça uma coisa de cada vez. Se estiver com os pés e/ou as mãos molhadas, não toque nas partes metálicas dos aparelhos.
6 - Adaptadores
Não utilize adaptadores em suas tomadas, principalmente se for para encaixar um equipamento com plug mais grosso em uma tomada com o encaixe mais fino, conforme já vimos nesse artigo.
7 - Cuidado com o manuseio de objetos condutores de energia
Preste muita atenção ao manusear escadas, cabos metálicos, ferramentas de pintura ou qualquer objeto condutor de eletricidade próximo a redes elétricas. Mais uma coisa simples, mas que já causou muitos acidentes.
8 - Não deixe fiações expostasd
Fios e cabos desencapados devem ser substituídos imediatamente a fim de não pôr a segurança dos habitantes da casa em risco. Além disso, é recomendado que todos os fios estejam dentro de canaletas ou eletrodutos (conduítes) a fim de evitar qualquer tipo de contato com esse material.
9 – Evite usar água para apagar incêndios na instalação elétrica
Em caso de incêndio com a rede elétrica, não use água para apagar o fogo, pois ela é condutora de energia. Para conter o , incêndio, use extintores de classe C (pó químico). Caso não haja um por perto, tente abafar o fogo sem correr risco de se queimar.
Caso precise alguma revisão em sua instalação elétrica em Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e região me chame.
Adriano Eletricista Residencial
WhatsApp (13) 98117-1565.
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O site NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
As Informações contidas neste post seguem as normas de segurança legalmente estabelecidas.
Comentarios