O meu equipamento tem a tomada com o pino mais grosso que a tomada na parede, o que fazer?
- OEletricistaAdriano
- 24 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de fev. de 2020
Você já vivenciou a situação de tentar ligar na tomada um aparelho como um aquecedor, secador de cabelo, microondas, forno elétrico, entre outros e perceber que os pinos eram mais grossos que o local de encaixe?
Certamente você não foi a primeira e nem será a última pessoa a ter esse problema. Isso aconteceu por você tentar ligar um plug de 20 amperes (20A) em uma tomada de 10 amperes (10A).

Mas aí vem a dúvida... "Qual o motivo de existirem plugues com conectores de espessura diferente?", "Para que servem?" e principalmente "O que fazer agora?"
As duas coisas que NÃO se deve fazer neste momento são:
1- Colocar um adaptador que permita o encaixe do conector mais grosso na tomada.
2- Comprar uma tomada de 20A na lojinha mais próxima e simplesmente trocar uma pela outra.
Isso pois existe um motivo para aquele equipamento ter um plugue com conectores mais grossos: Os equipamentos que usam plugues de 20A são mais potentes e certamente ultrapassam o limite de condução dos circuitos feitos para tomadas de 10A.
Como assim? Qual a diferença?

As tomadas de 10A têm o encaixe mais fino, com orifício de 4mm e servem para alimentar equipamentos de menor carga elétrica como TVs, eletrodomésticos mais simples, carregadores de celular, etc. A potência máxima permitida é de 1270W (em 127V) e 2200W (em 220V). Por isso essas tomadas são chamadas de "Tomadas de Uso Geral" (TUG). Normalmente são colocadas diversas tomadas de 10A em um mesmo circuito, ou seja, um mesmo disjuntor e os mesmos cabos (fios) alimentam várias tomadas, o que faz com que o cabo elétrico tenha que suportar a corrente necessária para alimentar as todas as tomadas ao mesmo tempo. Colocar um equipamento que exija maior potência em uma tomada de 10A irá aquecer os conectores, causando o derretimento da tomada, o que poderá causar um curto-circuito e trocar a tomada para uma de 20A transferirá essa sobrecarga para o cabo, também causando o aquecimento, derretimento da camada isolante e curto-circuito.
Já as tomadas de 20A possuem o encaixe um pouco mais grosso, com orifício de 4,8mm e servem para alimentar equipamentos que precisam de maior carga elétrica como os já citados. A potência máxima permitida é de 2540W (em 127V) e 4400W (em 220V). Para essas tomadas, foi dado o nome de "Tomadas de Uso Específico" (TUE) e por norma, temos um disjuntor e um cabo exclusivo para alimentar esse circuito, com uma única tomada. Os cabos utilizados para a tomada de 20A também precisa de um dimensionamento próprio, que deve levar em consideração a distância, temperatura e até mesmo o ambiente em que a tomada será instalada.
Para potência maior que as citadas para as tomadas de 20A (como o chuveiro, por exemplo), não é permitido pela norma a utilização de tomadas para a conexão do equipamento à energia, sendo necessário o uso de conectores de barramento específicos.
O objetivo desta distinção é garantir a segurança dos consumidores, evitando desta forma que os equipamentos de maior potência sejam ligados em tomadas que fornecem menor potência, o que poderia causar simples inconvenientes como o desarme constante de disjuntor até consequências mais graves como curto-circuito e incêndio causados por aquecimentos.
Em contrapartida, um equipamento com plugue de 10A pode ser ligado normalmente em uma tomada de 20A.
Na hora de pensar sobre o projeto elétrico da sua casa é importante prever em que locais deve haver cada tipo de tomada.
Como vimos nesse post é importante a presença de um profissional capacitado para fazer a instalação de uma tomada de 20A com segurança, pois ele saberá calcular com precisão o cabo e o disjuntor a ser utilizado, evitando riscos à sua família e ao seu patrimônio.
Caso precise instalar uma tomada de uso específico em Itanhaém, Mongaguá, Peruibe, ou região, entre em contato: Adriano Eletricista Residencial - Whatsapp (13) 98117-1565.
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O site NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
As Informações contidas neste post seguem as normas de segurança legalmente estabelecidas.
Comments